Foto: Prefeitura Municipal de Vila Nova do Sul (Divulgação)
Uma servidora pública de Vila Nova do Sul, suspeita de desviar recursos dos cofres municipais, foi alvo de uma operação da Polícia Civil deflagrada na manhã desta terça-feira (14). Batizada de Operação Contadora de Fadas, a ação investiga um esquema de peculato (crime de apropriação ou desvio de dinheiro, bens ou valores públicos por um funcionário público) que teria resultado em um desvio superior a R$ 1 milhão.
De acordo com a investigação, a mulher exercia a função de contadora da prefeitura e possuía autorização para movimentar as contas públicas. Os valores desviados teriam sido utilizados para o pagamento de despesas pessoais, como financiamentos de veículos e imóveis, além de viagens particulares.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais realizaram o sequestro (apreensão judicial) de dois imóveis e três veículos, além do bloqueio de valores e investimentos em nome da investigada. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ela.
A ação foi coordenada pelo delegado Daniel Severo, titular da Delegacia de Polícia de Vila Nova do Sul, e contou com o apoio da Delegacia de Polícia de São Gabriel.
A servidora foi afastada das funções por decisão administrativa. Segundo a Polícia Civil, os bens apreendidos deverão ser utilizados para ressarcir o erário municipal.
As investigações continuam para confirmar o montante total desviado e apurar a possível participação de outras pessoas no esquema.
O que diz a defesa
Em nota, o advogado Paulo Giovani Trevisan informou que a servidora está colaborando com a investigação e fornecendo as informações necessárias para a “celeridade e transparência do processo”. A defesa informou, ainda, que a família da servidora busca a imediata devolução dos valores apurados na investigação.